Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da Universidade Federal de São Carlos​

Agosto Lilás: mês de combate à violência contra a mulher

Por SINTUFSCar 
Agosto Lilás: mês de combate à violência contra a mulher
A violência contra a mulher é um problema que além de grave, parece ter se tornado crônico no Brasil. A palavra e o Ser ‘mulher’ carregam o sinônimo de medo, insegurança, invalidação. Mulheres são violentadas, agredidas e perseguidas dentro de casa, na rua, no trabalho e os agressores, na maioria das vezes, encontram nas brechas da lei a impunidade.
Neste mês de agosto, voltamos o olhar com ainda mais ênfase a necessidade de medidas mais rígidas para proteger as mulheres do nosso país. A campanha ‘Agosto Lilás’ reforça a importância da Lei Maria da Pena (Lei 11.340/2006), instituída em 2006 para amparar as mulheres vítimas de violência. No texto estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
A ilustre e saudosa cantora Elza Soares (1930 – 2022), uma das maiores referências do movimento antirracista e feminista, vivenciou durante a sua vida, um histórico de violência doméstica e nos deixou um legado de luta em suas músicas, símbolo de resistência contra o machismo que mata mulheres todos os dias. Um exemplo disso é a música: ‘Maria da Vila Matilde’ que retrata a violência doméstica sofrida por muitas mulheres brasileiras, ressaltando a importância de denunciar os agressores.
‘’Cadê meu celular? Eu vou ligar pro 180
Vou entregar teu nome e explicar meu endereço
Aqui você não entra mais, eu digo que não te conheço
E jogo água fervendo se você se aventurar
Eu solto o cachorro e, apontando pra você
Eu grito: Péguis-ss-ss-ss
Eu quero ver você pular, você correr na frente dos vizin
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim’’
Não se cale e denuncie! Se uma mulher tem os seus diretos feridos, todos nós somos feridos também.
Enviar mensagem
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo