Durante a reunião, foram apresentados argumentos políticos e jurídicos em defesa do RSC, com a discussão item a item dos pontos já protocolados pelas entidades representativas da categoria. O debate foi exaustivo, mas marcado por uma defesa firme do significado do RSC para as(os) TAEs, reforçando seu papel na valorização do trabalho e da trajetória profissional.
Pontos já sinalizados como acordados
De acordo com o informe da reunião, houve consenso em relação aos seguintes pontos:
- Inclusão das(os) servidoras(es) cedidas(os) no RSC;
- Inclusão das atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência à especialidade, com o compromisso de envio do texto por escrito para avaliação das entidades, a fim de verificar se todas as áreas estão contempladas;
- Retirada do limite percentual (teto de pontuação) das atividades;
- Retirada da obrigatoriedade de homologação pelo Conselho Superior.
Outras questões permaneceram em debate e deverão ser tratadas na próxima reunião, que está agendada para o segunda-feira, dia 26 de janeiro, quando terão continuidade as discussões sobre os pontos pendentes:
- O percentual de setenta e cinco por cento, que foi questionado e seguirá em discussão;
- A exigência do Memorial, para a qual, após amplo debate, o MGI se comprometeu a apresentar uma proposta que retire a necessidade de avaliação por Comissão;
- A retirada do lapso temporal dos últimos cinco anos para as concessões do RSC, ponto que saiu da reunião com grande possibilidade de avanço.
- Os efeitos financeiros, tema para o qual foram apresentados argumentos jurídicos, aguardando-se a resposta do governo na próxima rodada de negociação.
- Jornada de trinta horas
- Contratação de técnico em Libras
- Regime de plantão doze por sessenta
O SINTUFSCar seguirá acompanhando os desdobramentos das negociações e mantendo a categoria informada. As discussões reforçam que a mobilização e a unidade seguem sendo fundamentais para garantir avanços concretos e o cumprimento integral do acordo de greve.
Seguimos em luta, com organização e unidade.

