Encerramos a Campanha do ‘’Outubro Rosa’’’ para dar início a Campanha do ‘’Novembro Azul’’. O movimento que tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, surgiu no ano de 2003.
A Campanha Nacional do INCA e do Ministério da Saúde deste ano de 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
Importante saber:
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Diagnóstico do câncer de próstata:
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
Tem dúvidas sobre o assunto? Clique aqui e se informe.
FONTE:
Instituto Nacional de Câncer – INCA